Siga o MMA no Twitter!
 
FORMAÇÃO

Formação de Liturgia: O salmo responsorial na Santa Missa
Enviado em: 23/09/2010

“O salmo responsorial é um rito, parte integrante da liturgia da palavra, acontece após a primeira leitura como bem sabemos. O salmista, da mesa da palavra (ambão) profere os versículos do salmo, enquanto toda a assembléia escuta sentada, geralmente participando pelo refrão. *De preferência, o salmo será cantado, principalmente aos Domingos e nas solenidades. Em outros dias, pelo menos, devemos cantar o refrão para que o povo participe cantando.” A própria palavra salmo significa melodia em uma de suas traduções, são poemas, ou seja, letras para serem cantadas e através do canto bem vividas em nossas liturgias.

Preparemos com carinho o salmo responsorial sempre visando a participação da assembléia através de simples, bela e métrica melodia empregada  no refrão. Nunca nos esqueçamos que é nossa missão proporcionar meios adequados para que todos participem da liturgia através da música “que é parte integrante da liturgia”. 
E neste final de setembro, mês da Bíblia, muito especialmente o salmo que ao mesmo tempo é Palavra de Deus e resposta do homem. Deus nos abençoe nesta missão de ministrar a música com poder e amor na liturgia, nos grupos de oração e aonde Deus nos enviar!

Fontes:
IGMR “Instrução Geral do Missal Romano” 61
Sacrossanctum Concilium
Setor de Formação “Comunidade Recado”
* meu grifo

Autor: Raquel Carpejani, Consagrada na Comunidade Católica Missionária Recado




 

1 artista online
Ministério de Música e Artes © 2010 - 2012 - Renovação Carismática Católica do Brasil
Desenvolvido pelo Ministério de Comunicação Social - Diocese de Santa Cruz do Sul - RS